por Interlegis — última modificação 04/09/2023 12h08

Histórico da Câmara Municipal de Januária/MG

camara.jpg

A primeira Câmara de Januária – A Vila de Januária fora criada em 1833 e instalada em 1834. A Câmara da Vila Risonha de São Romão, que presidirá a instalação, comunica ao Presidente da Província, em 05 de fevereiro de 1834, a eleição dos vereadores para a Câmara da nova Vila, cujo final, conforme original, passamos a transcrever.

Certifico que, revendo a Ata de apuração de votos para vereadores para a Câmara Municipal da Vila Januária, em observância da Portaria supra da Vila, achei os cidadãos votados para vereadores da dita Vila, que foram os seguintes:

O Cel. Francisco de Paula Proença, com cento e cinqüenta e oito votos;
O Cel. Comendador Pedro Antônio Correa de Bitencourt, cento e cinqüenta e cinco;
O Alferes Antônio Rodrigues da Matta, cento e um;
João Tellis Setuval, noventa e oito;
O Coronel Joaquim Anastassi da Frota, oitenta e dois;
O Cel Manoel Carneiro da Rocha, oitenta;
O Srto. Mor José Antônio Serrão, setenta e cinco;
Vila Risonha 5 de fevereiro de 1834, décimo terceiro da Independência do Império do Brasil. Ernesto Natalino do Amaral, Secretário, a escreveu e assina

Data da instalação da Vila:
22 de abril de 1834, data da primeira reunião da Câmara da Vila.

Arquivo Público Mineiro. PP’33, cx.287, pacote 49, p. 2 e 2v. / Antônio Emílio Pereira- Memorial Januária Terra, Rios e Gente – Mazza edições – págs. 167 e 168..

A Câmara Municipal de Januária é composta de quinze vereadores eleitos pelo povo para o mandato de quatro anos conforme legislação pertinente é assegurado pela Constituição Federal e Lei Orgânica Municipal.